No Baú: Corajosos, a honra começa em casa.

    Assisti ao filme antes de ler o livro! E esse arrancou lágrimas e soluços de mim do que a leitura em si, talvez a causa seja essa! 
O livro é um romance escrito por Randy Alcorn, detém mais detalhes e cenas que o filme e valem a pena ler! Ele foi inspirado no filme, o oposto do que acontece normalmente! Por isso além das cenas que assistimos ele enriquece com cenas e assuntos ainda mais profundos e polêmicos.

   Ele no primeiro capítulo já começa com uma cena de ação com perseguição e perigo muito empolgante e de tirar o fôlego. Trata de cinco protagonistas, quatro policiais e suas vidas duras tanto na corporação quanto em sua família, e a vida de um civil imigrante e trabalhador. Considero este último também como protagosnista porque sua história é contada de uma forma linda e muito empolgante, não é a toa que mais tarde eles se encontram e ele começa a fazer parte do grupo de amigos desses policiais. 

   Cada um tem uma história a contar, quer seja sobre uma filha envolvida com um traficante, corrupção na polícia, mentiras, traição, morte de uma filha pequenina, omissão de responsabilidade, falta de diálogo e sinceridade nas relações, amizade, falta do perdão, orgulho, fala sobre relacionamentos, a violência do bairro envolvendo o tráfico de drogas, o trabalho difícil da polícia nas ruas e a falta de reconhecimento, a falta de um pai numa família, liderança e comportamentos, e o mais importante traz a ideia da Resolução como uma forma de comprometimento e exemplo em uma família e para Deus.

   Ele é muito lindo, e não trata de religião como muitos dizem! É como disseram Alex e Sthephen Kendrick autores e diretores do filme Corajosos: ele trata de uma relação com Deus, de uma fé que traz alicerces e bases firmes necessários para uma família. 

   Hoje nos deparamos com notícias absurdas de pai e filhos se matando, pais se separando com tanta rapidez e conveniência, maridos batendo em suas esposas,... onde haverá exemplos para que as futuras gerações cresçam respeitando o próximo senão na própria família?!

   Os valores estão errados, estamos aprendendo com a mídia a sermos mais violentos, cínicos e hipócritas, sem contar com o "nomal" que querem enfiar em nossas mentes. Será que em algum momento haverão pessoas se perguntando “O que estou fazendo?” antes de chegarem a pergunta de “Como pude chegar neste ponto?”

   Nesta obra encontramos diversos assuntos que acontecem constantemente em nosso lar e nos detém em impasses e dúvidas. As dores de uma perda, o confronto e conflitos com o nosso eu e nossos valores morais e éticos, as responsabilidades entocadas debaixo de um tapete empoeirado e sujo, na coragem para enfrentar coisas que só Deus explica esta força que brota, enfim, é um excelente livro para se ter em casa, na cabeceira e dar de presente, principalmente a um pai! Visto que trata diretamente sobre a liderança e autoridade que ele tem mediante a sua família, a mesma dedicação com a qual Cristo tem com a igreja. E é a coragem destes líderes que fará a diferença e o farão persistir, pois não é nada fácil ser pai, principalmente nos dias de hoje!

   Quem assistiu o filme sabe do que estou falando, quem ainda não assistiu, não perca esta oportunidade! Tenho certeza que você não será o mesmo!

   Pra mim, os pontos negativos deste livro é que o autor não nos faz entrar muito no personagem com aspectos mais profundos de suas personalidades. Ele fala mais  das características físicas, não há muitos traços da personalidade e caráter de cada um os quais possamos comparar com a nossa e com isso nos identifiquemos com mais facilidade. Acabei me indentificando mais com as situações do que com os personagens em si. Na realidade, me parece que esse é o interesse do autor, misturar entre os cinco personagens principais caractéristicas e momentos que possamos nos identificar um pouco com cada um ou com o que já aconteceu conosco... Outro ponto negativo que não gostei, foram os diálogos, eles começam identificando quem está falando depois não mais e acabo me perdendo na leitura dinâmica, e como são muitos personagens com nomes estrangeiros fica mais complicado ainda de entender de início quem é quem. 

   Os capítulos são divididos em cenas, é literalmente falando, em cenas. Não há índice no livro. Mas não prejudica o entendimento, só não gostei muito de sentir que estava lendo um roteiro de um filme.

   Na minha humilde opnião, se o autor expusesse as cenas com mais riquezas de detalhes tanto visuais e olfativa quanto emocionais me transportaria para dentro do livro com mais facilidade e faria esta leitora que vos escreve mais feliz! O livro não me fez “devorá-lo” em pouco tempo, mas gostei da compra, não me arrependi de ter adquirido, e super indico a todo mundo, principalmente para os pais! É algo impactante e real! É um romance incrível! Estou muito feliz em tê-lo em minha coleção literária!

   Indico primeiro o filme e depois o livro porque este último complementa a quarta obra dos irmãos Alex e Stephen Kendrick, os quais seguem firmemente no propósito de impactar vidas através de filmes de excelência!! Impossível não sair tocado após assistir qualquer um de seus filmes, com temas reais e concretos! 

   Bom, espero que todos tenham gostado desta crítica e possa ter ajudado de alguma forma!
   Ah, pra quem quer ter uma noção de quanto custa eu comprei na livraria imperatriz por R$24,90. 

   E termino com um versículo da bíblia exposto no livro:

SEJA FORTE E MUITO CORAJOSO

 Josué 1:7


Para esta obra eu dou 4 estrelinhas:




Bjoks e até a próxima! Fiquem com Deus!!

Jana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário