Oi, meus amores e amoras do meus Brasil "Barônil"!!
Sei que estou devendo diversos posts à vocês, não é?! Me perdoem por essa ausência de tantos dias, mas aconteceram tantas coisas e ainda estou organizando aos poucos meus blogs, redes sociais, enfim... tudo para melhorar nossa comunicação!!
Bem, à pedido de uma grande amiga estou trazendo este post sobre bases, será um resumo simplificado, pois o assunto é extenso e torna-se até complexo se formos detalhar todas as especificidades!!
Para começo de conversa existem tipos de base para cada tipo de pele como: pele seca/normal (essa última eu chamo de mista, visto que pele normal só existe em bebês) à mista/oleosa. Identifique primeiramente essa necessidade de sua pele. Ela tende a rachar e você fica com a sensação de estar repuxada em todo o rosto? Apareceram linhas de expressões antes do previsto? Então ela é seca e precisa de mais hidratação! Você tem apenas algumas áreas secas e outras oleosas como na zona "T" (nariz, testa e queixo, pode até existir um pouco de oleosidade no início das bochechas e no restante é seco)? Sua pele é mista. Normalmente, peles maduras são secas ou mistas, vale ressaltar que elas sempre precisam de hidratação, ou seja, de água e bons nutrientes! Já se em todo seu rosto há um excesso de brilho e produção de oleosidade e ela precisa ficar matificada o máximo de tempo possível??? Sua pele, assim como a minha, é oleosa. A minha é mega à ultra, é fora do normal rsrsrs... então nem toda a base para pele oleosa fica bem na minha pele, mas isso só descobrimos testando mesmo. Cada pele reage de um jeito diferente com a formulação de cada base, nada que atrapalhe, ocorre casos de realmente não se dar, porém são raros. No geral elas se adequam perfeitamente ao tipo de pele que está proposto em sua fórmula!
Ok, sabendo isso, vamos identificar os tons e subtons de nossa pele, é a parte mais chatinha e complicada de entender, pois enxergar se nossa pele puxa para o rosado, neutro ou amarelado é difícil! Principalmente por que nós, brasileiras, temos diversas tonalidades misturadas em nosso corpo e rosto, então... ow, dificuldade rsrsrs... Identificar isso é muito importante, não é imprescindível, mas ajuda bastante na escolha perfeita de sua base! A linda blogueira Karen do canal E aí, Beleza?! aborda esse assunto com toda a autoridade de maquiadora que ela tem nesse post de forma simples, prática e fácil de entender, e ainda explica neste post aqui como escolher a base on-line! Não teria como explicar melhor que ela, então por favor acessem e conheçam os tons e subtons que nossa pele tem! Uma dica que sempre dou é repare quando você pega um solzinho no rosto se você ficar rosada seu tom de pele puxa para o rosado, mas se você ficar bronzeada você tem um tom amarelado, porém vamos observar também se você tem manchinhas e marcas de espinhas, e as cores que elas tem, isso pode influenciar na escolha do tom que irá neutralizá-las! A minha, por exemplo, tem um tom quente e neutro - o rosado, mas só se adequa a tons neutros e um pouco amarelados - os famosos tons frios, pois neutraliza bem o tom rosado das marcas de espinhas. Por isso é importante se conhecer, conhecer a linda obra que Deus fez!!
Antes de comprar bases on-line é muito importante fazer comparações com diversos sites, lembrando que cada monitor pode mostrar a mesma cor diferente. No entanto o mais indicado é que antes de comprar testem a base pessoalmente e diretamente no seu rosto. Ah, de preferência testem na luz natural ou na luz amarela, nunca na branca, visto que há grandes possibilidades de você escolher o tom errado e sair com a carinha pálida rsrsrs... uma vez o vendedor de uma loja estava demonstrando os produtos da Mac em mim disse que meu tom de base era rosado, eu já sabia que não era, mas eu deixei ele testar mesmo assim, na luz branca realmente ficou ótima, perfeita na minha pele, mas quando fui para a luz do sol eu estava cinza, parecia uma mascara rsrsrs... muito cuidado, meninas!
No mercado há uma variedade grande de tons para acentar com o nosso, no entanto, eu sinto falta de uma marca que se preocupe mais com os tons de peles brasileiros tendo em vista essa nossa rica e linda miscigenação, principalmente em relação a pele negra! Apesar de estar crescendo a variedade, ainda é pouco!
A aplicação da sua base pode ser com as mãos, esponjas e pincéis. O que você achar melhor! Particularmente, prefiro os pincéis, porque com as mãos eu esquento mais a minha pele e ela tende a criar mais sebo, e com as esponjas elas chupam muito o produto e acabo desperdiçando.
Há diversos pincéis para a aplicação da base: o Lígua de Gato, Duo Fiber, os mais densos como o F80 da sigma ou os da Real Techniques, da Prada, Elf... dependerá de como você deseja sua maquiagem, mais pesada e HD para a noite ou leve para o dia??!! Bom, mas esse será assunto para um próximo post, aplicação de base, só se quiserem, claro!
Há bases de cobertura leve, média e alta. Dependerá do tipo de pele que você precisa ou deseja. Se sua pele for madura opte por bases mais leves, elas não marcarão as linhas de expressões, o menos sempre é mais, lembre-se disso! Quem quiser uma base para o dia a dia pode optar por bases leves ou médias, ou bases compactas pela praticidade.
As bases pesadas e/ou em HD ótima para festas a noite preparam a pele para fotos e filmagens, elas contém em sua formulação micropartículas que refletem quando um flash é disparado ou quando há muitas luzes, evitando mostrar as imperfeições.
Vou deixar algumas opções de bases para vocês darem uma olhadinha!!
As que mais tenho usado para produção noturna em mim são: Revlon Colorstay-oil skin (dura eternamente na pele) e Base de Cobertura Média da Mary Kay, é formidável! Excelente cobertura e por um precinho maravilhoso!!
Produção diurna: Cobertura Média Mary Kay (adoro a cobertura dessa base) e Naked Skin (Minha preferida de todos os tempos, ela cobre suuuuper bem minhas imperfeições e parece que não estou usando nada, parece que é minha pele nua como o seu próprio nome diz-MARAVILHAAAAA...Você encontra aqui)
Espero que tenham gostado!
Bjoks e fiquem com Deus,
Jana Carvalho



Seu blog tá lindo, Jana!! E esse post ficou muito legal!! Adorei demais! =D
ResponderExcluirDeu foi vontade de sair comprando base que nem doida! Heehhe
Agora me diz uma coisa: como tu tivesse coragem de sair no sol sabendo que estava com o tom de base errado?!?! Devia ter tirado uma foto, fiquei morrendo de curiosidade! kkkkkkkk
Que Deus te abençoe cada dia mais e te permita manter esse trabalho lindo por muuuuito tempo!
Beijão :*
Owun, obrigada, Flooor!!! Fico muito feliz que você tenha gostado, viu!!!
ExcluirHahahahaha...
Menina, foi uma escolha difícil! Ou saía com a base com tom errado ou com a cara limpa cheia de manchinhas de acne... pensei, pensei... optei por sair do jeito que estava mesmo, morro de vergonha das imperfeições da minha pele rsrsrs... saí de cabeça baixa e colocando o pouco de cabelo no rosto para disfarçar mais kkkkkkk... O pior de tudo, Catarina, porque foi a opção errada, no dia estava um calor de rachar e a base escorreu demais, quando cheguei em casa foi que percebi o "king kong" que paguei kkkkkkkkkkkkkkkk... e vai para o livro "As aventuras de Jana" kkkkkkkkkkk... aiai...
Amém, Catchinha!!! Obrigada pela força e pelo apoio sempre!! Você é uma bênção na minha vida!!!
Bjoks!!!!!!